quarta-feira, 3 de setembro de 2008

resenha do texto VIII, de José Manuel Moran

A aquisição de novas tecnologias pelas escolas segue uma linha que vai da simples utilização das tecnologias como coadjuvante do processo educacional - sem que a escola se afaste do seu modelo tradicional; passa por uma etapa seguinte, que seria a da substituição de alguns procedimentos, com a introdução de ferramentas tecnológicas no projeto educacional da escola e, numa terceira etapa, essas tecnologias são assimiladas como base estrutural onde se assenta uma nova escola.
Passar por todo o processo de mudança é um desafio para a escola nesse mundo globalizado que reclama por um acesso contínuo e democrático ao conhecimento e sugere o compartilhamento no processo de construção do saber.
Mas não se deve afastar uma preocupação que se estabelece com o advento dessas tecnologias: a dimensão humana diante desse universo tecnológico - o real diante do virtual.
Não resta dúvida que o equilíbrio dessas duas dimensões deve estar naquele ponto onde o fiel da balança aponta para a dimensão humana, tendo as tecnologias como meio utilizado e não como um fim em si mesmas.

Nenhum comentário: